Primeiro-ministro britânico Keir Starmer anuncia demissão

O Primeiro-Ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou, esta segunda-feira a sua demissão, revelando também que o sucessor vai ser conhecido até ao final do verão.

Imagem de capa da notíciaPrimeiro-ministro britânico Keir Starmer anuncia demissão

DR

Num discurso visivelmente emocionado desde o início, Starmer falou sobre o trabalho que foi desenvolvido para dar um novo rumo ao Partido Trabalhista.

"Todas as decisões que tomei foram para colocar o país que eu amo em primeiro lugar. É por isso que me vou demitir da liderança do Partido Trabalhista", afirmou, citado pelo Notícias ao Minuto

Sobre a sua jornada em cargos de liderança, Starmer considerou que os dois anos como Primeiro-Ministro foram o momento que mais o orgulhou na sua vida.

“Há seis anos, herdei um Partido Trabalhista que se encontrava em falência política, financeira e moral”, considerou, dando conta que ouviu muitas vezes que o partido "estava acabado".

“Disseram-me repetidamente que o meu partido estava acabado, que estávamos condenados a ficar na história, que era impossível obter uma maioria nas eleições gerais, quanto mais uma maioria esmagadora”, apontou.

Starmer disse durante a sua comunicação ao país que iria ficar no cargo até que o processo para que um novo líder do Partido Trabalhista fosse encontrado, garantindo que "fará de tudo para garantir uma transição de poder tranquila".